quarta-feira, 19 de novembro de 2008

No combate pela vida


Quando o Ziggy se preparava para melhorar o mastocitoma venceu a melhor e apareceu outro nódulo.
Quando nos preparavamos para o remover o Ziggy começou com diarreias e vómitos e desde sábado ainda não tem a diarreia controlada.A cirurgia foi adiada.
O nódulo que na passada semana tinha o tamanho de um grão de ervilha já se vê a olho nu.
Cada dia que passa o stress aumenta um bocadinho mais lá em casa. O mastocitoma envenena-lhe o corpo mais um bocadinho.
Respiramos fundo, concentramo-nos em fazer o melhor que podemos e todos os dias debatemo-nos com o fantasma cancro que não nos há-de vencer.
Quando se trata de um mastocitoma subcutâneo a sua detecção é mais dificil. Se é cutâneo aparece uma massa rosada na pele que normalmente dá comichão. O tempo é o inimigo dos mastocitomas, quando mais cedo a detecção maior a probabilidade de actuar com sucesso. Os mastocitomas mestatizam por via sanguinea e linfática e estão dividos em 3 graus (I - diferenciado, II - com zonas com indiferenciação e III indiferenciado). Tratamentos como quimio e radioterapia poderão funcionar como tratamentos co-adjuvantes dependendo do grau e localização.
O meu conselho a todos é estarem de facto sempre muito à alerta com os vossos animais. Não que devamos procurar a "desgraça" em todo lado, mas a saúde deles depende da nossa atenção. E... nem sempre é suficiente - mas ajuda.

1 comentário:

Cristal disse...

Querida Leo,

Que se passa com o Mr. Ziggy??
O que quer que seja, de certeza que vocês vão ultrapassar isso! Com a tua dedicação e todo o amor que tens por ele, não pode haver doença que vença! Força!!
Fico deste lado a torcer pelas rápidas melhoras dele =)

Um grande beijo,
Carina